Conectando o Xbox ao computador através de rede

ilmhomenetworkingbasics30faAs dashboards para consoles Xbox modificados possuem recursos que permitem a transferência de arquivos entre o Xbox e computadores. Com o Xbox conectado a seu computador é possível fazer muita coisa mas esse artigo não tem como objetivo cobrir todas as possibilidades, aqui vamos apenas ligar o console a rede e transferir arquivos através de FTP.

Você tem três opções de configuração para ligar seu Xbox ao PC:

 

  1. Conexão direta Xbox/Computador - Essa é a maneira mais fácil e barata mas que oferece menos possibilidades. Usa um cabo crossover para ligar diretamente o Xbox ao PC.
  2. Conexão direta Xbox/Computador utilizando duas placas de rede - Essa é a conexão mais comum para quem tem um PC ligado a internet. Você usa uma placa de rede para se conectar ao Xbox e a outra placa para se conectar ao seu modem. Dessa maneira você pode levar o link internet até o Xbox e usar os recursos online dele.
  3. Xbox ligado a um hub, switch ou roteador - Solução para quem tem mais do que um computador em casa. Oferece os mesmos recursos da conexão usando duas placas de rede mas o Xbox pode ser acessado e acessar todos os computadores da rede interna.

Configurando Opção 1

Além do óbvio, um Xbox e um PC, você precisa de um cabo crossover. Esse cabo tem uma pinagem que permite a conexão direta entre dois dispositivos de rede. Ele custa baratinho e é encontrado em qualquer loja (decente) de informática. Se você esta lendo essa página de uma conexão ADSL (como Velox e Speedy) ou Cable (como Virtua e Ajato) você tem esse cabo, é o que liga seu modem a seu computador. ;)

Ligue o cabo na placa de rede do PC e no Xbox. No Windows XP clique em Iniciar > Conectar-se > Mostrar todas as conexões. Clique com o botão direito na conexão de rede que aparece e selecione Propriedades. Na janela que surge clique em Protocolo TCP/IP e depois no botão Propriedades, preencha a próxima janela conforme a figura abaixo:

Configurações IP

Agora é só configurar o Xbox.

 

Configurando Opção 2

No Windows XP clique em Iniciar > Conectar-se > Mostrar todas as conexões. Como você tem duas placas de redes, duas conexões de redes estarão disponíveis e você precisa saber qual esta ligada no seu modem. Para descobrir isso mantenha o Xbox desligado ou o cabo crossover desconectado dele, você vai notar que uma das duas conexões aparece com um x vermelho, essa é a do Xbox. Para facilitar sua vida futuramente renomeia as conexões de rede clicando nos ícones com o botão direito e escolhendo Renomear. Internet para placa ligada a internet e Xbox para placa ligada ao Xbox são as minhas sugestões. :)

Descoberto e nomeado quem é quem ligue o cabo, clique com o botão direito na conexão do Xbox e selecione Propriedades. Na janela que surge clique em Protocolo TCP/IP e depois no botão Propriedades, preencha a próxima janela conforme a figura.

Configurada a placa basta configurar o Xbox.

 

Configurando Opção 3

Se você tem um hub, switch ou roteador em casa basta ligar o cabo em um desses equipamentos e no Xbox. Agora configure o Xbox e certifique-se que o IP atribuído a ele é válido na sua rede local e esta disponível, ou seja não pertence a nenhum outro elemento. Se você tem um rede de computadores em casa provavelmente sabe fazer isso e não deveria estar lendo esse tutorial. ;)

 

Configurando o Xbox

Para colocar IP no Xbox vá até as configurações de rede da sua dashboard e preencha os campos usando as informações abaixo:

IP: 192.168.0.2
Subnet Mask: 255.255.255.0
Default Gateway: 192.168.0.1

Para quem usa XBMC com skin MC360 como dashboard e as configurações de rede ficam na guia System, opção System Settings > Network. A figura abaixo mostram a tela exata onde colocar as configurações. Lembre-se de colocar o modo de atribuição, Assignment em inglês, em Manual (Static).

Configurações IP Xbox

Certifique-se que o servidor FTP esta habilitado. Para isso vá na opção Servers e veja se a Enable FTP Server esta selecionado como na figura abaixo:

Configurações FTP Xbox

Em outras dashboards eu não sei a localização exata das configurações de rede mas é fácil achar. Se vira malandro! =)

 

Conectando via FTP

Agora é fácil, basta abrir o seu programa de FTP preferido e conectar-se ao IP do Xbox com usuário xbox e senha xbox. Se você não tem um programa de FTP preferido eu recomendo usar o FileZilla que é gratuito e rápido. No FileZilla clique em File > Site Manager, na janela do Site Manager clique em New Site e preencha os dados conforme a figura abaixo:

Configurações FileZilla

A senha é xbox. Tudo OK pode clicar em Save and Exit e agora na tela principal do programa clique no primeiro ícone e selecione a Xbox.

Conectando via FTP no FileZilla

com um Xbox conectado a rede é possível fazer centenas de coisas. Enviar e receber arquivos para instalação de programas, ou backups de dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition

Ressuscite seu Razer Abyssus