Ads Top

Nasa divulga imagem de buraco negro supermassivo.

buraco_negro_supermassivo_div_nasa-407x305

A Nasa, agência espacial americana, divulgou esta semana em seu site a imagem em cores que identifica a violenta intensidade do campo gravitacional de um novo buraco negro supermassivo em uma galáxia lenticular vizinha à Terra. Câmeras de alta definição registraram a longa faixa de poeira e gás e resquícios de estrelas que ficaram pelo caminho do objeto, situado na galáxia Centaurus A.

 

A Centaurus A, também conhecida como NGC 5128, tem um tamanho estimado em cerca de 14 milhões de anos-luz de diâmetro. Para se ter uma idéia da distância, 1 ano-luz em cálculos terrestres é o equivalente a 9,5 trilhões de quilômetros. Ela é chamada de lenticular porque se localiza na zona intermediária entre uma galáxia elíptica (formato esférico) e uma galáxia espiral (formato em espiral).

 

De acordo com a Nasa, os jatos de raio-X no lado superior esquerdo se estendem por cerca de 13 mil anos-luz de distância a partir do buraco negro. Este material brilhoso poderia estar viajando com uma rapidez equivalente à metade da velocidade da luz.

A fotografia colorida do buraco negro foi possível graças a comparações de imagens captadas pelo telescópio APEX (na foto, cor laranja), no Chile, e pela sonda espacial Chandra X-ray (na foto, cor azul).

 

Propriedades
Em junho de 2008, um estudo da Nasa sugeriu que nem todos os buracos negros possuem propriedades similares, apesar dos variados tamanhos, indo contra o que diz a teoria da relatividade de Einstein.

Buracos negros de galáxias espirais, por exemplo, puxam o gás da região central da galáxia para dentro de si em alta velocidade. Já os de massa estelar sugam o gás de uma estrela companheira de órbita.

 

Dados retirados do site WWW.TERRA.COM.BR

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.