GTA 4 - ENB Series 0.077a

GTA real

O ENB Series 0.077a aumenta em GTA 4 com características como anti-aliasing via downsampling, iluminação realista (SSAO) e sombras aprimoradas.

No outono de 2009 o modder Boris Vorontsov já havia entregado uma solução para supersampling anti-aliasing em GTA 4. Enquanto isso GTA 4 recebia o patch 1.0.0.4 e Boris também dessa forma atualizou o ENB Series MOD. A versão atual 0.77a entrega supersampling por downsampling e Oclusão Ambiental (SSAO) e sombras suavizadas. Além disso, a modificação ajusta a claridade (bloom por exemplo) entrega também mais cores vivas.

ENB Series: Como Usar?

Para usar este mod você precisa pelo menos que o GTA 4 instalado com o patch 1.0.0.4. Você pode fazer o download do ENB Series nesse link, descompacte os arquivos na pasta que contém GTA4.exe. Agora abra o enbseries.ini e fixe a entrada ‘ForceAntialiasing' para ‘true', depois disso entre com 0, 1 ou 2 para em ‘AntialiasingQuality'. O zero coloca para 3x3 SSAA e o 2 para 2x2 SSAA (nos nossos teste o 1 também resultou em 2x2 SSAO).

1 Uma explanação sobre o ENB Series, O ENB Series Mod usa downsampling. Então o jogo é calculado na maior resolução enquanto é mostrado baixo para a resolução mostrada pelo o monitor - assim a imagem inteira é suavizada. A performance requerida é extrema é claro(oh shit).

Visto que o ENB Series usa a resolução nativa do monitor como valor padrão, é recomendando reduzir a resolução em "Advanced". Para isto fixe ‘ForceDisplaySize' no enbseries.ini para ‘true' e entre com a os valores horizontal e vertical da resolução em ‘DisplayWidth' respectivamente ‘DisplayHeight'. Para nosso exemplo nós escolhemos 1280 x 800 pixels que, devido ao downsampling, resulta em 3840 x 2400 pixels.

2

O comando ‘EnableAmbientOcclusion' ativado, obviamente como deve ser, Ambient
Occlusion e sendo fixado ‘SamplingQuality' para -1 você ativa
o melhor SSAO possível. ‘ApplyAntialiasing' e ‘FilterQuality' reduzem
as falhas nas sombras.

GTA4 ENB Series: Perfomance COM e SEM o downsampling

Para nossa comparação direta nós modificamos nosso GTA 4 via ‘Commandline.txt' e o VRAM multiplicador de 2,048. Assim a execução do GTA4 permitiria o nível máximo de detalhes, o qual nós usamos. Atenção: Nestas configurações o GTA4 precisa de muito poder de hardware mesmo sem downsampling, nosso sistema é baseado com um core i5-750 trabalhando em 3.6 GHz com uma Geforce GTX 285 e 8 GigaByte de memória DDR3 e caiu frequentemente abaixo dos 30 fps e com downsampling (independente do nível)a média ficou em volta
de 15fps. Mas com detalhes levemente reduzidos e 2x2 SSAA mais que 30 fps são possíveis - mas você precisará de quad-core rápido e pelos menos 4 gigas de memória RAM. Se o downsampling for desativado, a taxa de frames é aumentando por mais de 50%. Agora curta algumas imagens com e sem o ENB Series.

GTA4 sem ENB Series:

1a

Mesma imagem com ENB Series com 3x3 SSAA:

1b

GTA4 sem ENB Series:

2a

Mesma imagem com ENB Series com 3x3 SSAA:

2b

Anti-Aliasing detalhes
GTA 4 Gráficos normais:

3a

Com ENB Series em 3x3 SSAA

3b

Testes com Oclusão Ambiental:
GTA4 gráficos normais

4a

Com ENB Series com Oclusão Ambiental SSAA/SSAO

4b

Sombras:
GTA4 gráficos normais:

5a 

GTA4 com ENB Series:
5b

Comentários

  1. Cara, me explica o seguinte, a tela incial de carregar o jogo fica gigante, fica fora da resolução, só volta quando carrega o jogo?

    O que será isso

    desde já grato pelas dicas e o link de download!

    ResponderExcluir
  2. Isso já aconteceu comigo. Atualize o driver da sua VGA, entre no jogo e altere a resolução em OPÇÕES. Após, saia e inicie o jogo novamente. Não alterne entre outros aplicativos durante a execução do jogo, pelo menos não até o jogo carregar. É pra ter dado tudo certo dessa forma. Se não der, cite qual sua VGA. Abraços, boa sorte e bom jogo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Ressuscite seu Razer Abyssus

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition