Tsunami atinge Japão – 11/03/2011

Depois de um terremoto ter atingido a China nesta quinta-feira e ter matado cerca de 22 pessoas, nesta sexta-feira foi a vez do Japão sofrer com tremores de terra.

Um sismo de magnitude 8,9 na escala Richter, provocou um arrasador tsunami, que atingiu nesta manhã de sexta-feira o noroeste do Japão.

O Tsunami provocou ondas de até 6 metros de altura e provocou grandes estragos. Muitas cenas impressionantes foram registradas pelas televisões locais e cinegrafistas amadores.

Infelizmente já foram confirmadas 40 mortes até o presente momento e 39 desaparecidos. Apesar das cenas impressionantes, o número de mortos não é grande.

No vídeo é possível ver o momento em que a onda invade a terra, arrastando carros, casas e até mesmo barcos como se fossem papéis na cidade de Fukushima. A zona de Miyagi foi outra das mais afetadas pelo tsunami.

O epicentro do tremor foi no Oceano Pacífico, a 130 Km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 Km, considerada baixa.

De acordo com a agência americana USGS, depois do tremor aconteceram outros 38 fortes tremores de magnitude maior do que 5.

Em Sendai, o edifício de um hotel desabou e teme-se a morte de várias pessoas.

Muitos edifícios em Tóquio abanaram violentamente e, segundo a AFP, um edifício desmoronou-se na cidade, onde 600 estudantes participavam numa cerimónia de entrega de diplomas. Há vários feridos.

O tsunami que se seguiu atingiu o parque da Disneylândia, situado na região de Tóquio, que ficou completamente inundado.

Os transportes aéreos e ferroviários já foram interrompidos. Ainda segundo a Reuters, registam-se alguns incêndios após o abalo. Uma refinaria a nordeste de Tóquio está a arder.

Entrento, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, já reuniu de emergência com o seu governo e determinou a criação de um comité de crise para monitorizar a situação. Meios navais já foram enviados para Tóquio e para a zona de Miyagi.

Um incêndio no edifício da turbina de uma central nuclear no nordeste do Japão deflagrou hoje, após o sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter registado naquela região. As autoridades declararam emergência nuclear.

Países da américa latina já estão em estado de emergência também, e o Japão se prepara para novos tsunamis que estão por vir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition

Ressuscite seu Razer Abyssus