Nokia N9

Nokia N9 1

Depois de uma longa espera, a Nokia finalmente revelou seu primeiro smartphone baseado na plataforma MeeGo no final do mês passado, o Nokia N9. Apesar de ser o primeiro smartphone com o novo sistema operacional Meego, a gigante finlandesa decidiu não dar muito destaque a isso.

No vídeo de apresentação do Nokia N9, nenhuma vez a palavra "Meego" foi citada, o que nos leva a crer que a Nokia ainda encara o Nokia N9 como um experimento na área do software, quase que como por obrigação de cumprir a promessa feita de lançar um smartphone Meego ainda esse ano.

Isso não significa, no entanto, que a interface do sistema não seja boa. De fato, ela parece bem moderna e superior ao do próprio Symbian. As transições de telas são bonitas e o multi-tasking parece funcionar de verdade. Mas tudo isso vai por água abaixo considerando que a Nokia não tem grandes planos para o MeeGo, e um sistema operacional hoje depende completamente de seu ecossistema e ofertas de serviços e aplicativos.

Deixando o software de lado, a Nokia parece ter construído com o N9 um dos smartphones mais bonitos já vistos. Ele tem uma tela capacitiva de 3,9" ful touch AMOLED com vidro curvado, com resolução de 854 x 480 pixels, resistente a arranhões e nenhum botão físico na parte frontal (para desbloqueá-lo, basta dar dois toques na tela). Segundo a Nokia, ele também inclui o que há de mais recente em tecnologia de áudio, navegação e câmera. Como não podia de ser, ele também possui a tecnologia Gorilla Glass, que da uma resistência para a tela contra arranhões.Nokia N9 2

Ele é o primeiro smartphone do mundo com tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone, o que deve proporcionar excelente qualidade de som. A câmera é de 8 megapixels com lente Carl Zeiss com foco automático e captura vídeo em HD 720p. A Nokia promete uma boa qualidade de imagem mesmo em ambientes de baixa iluminação, devido a grande abertura da lente.

O Nokia N9 ainda tem tecnologia NFC, Bluetooth, Wi-Fi a /b /g /n, câmera frontal para chamadas de vídeo, mapas com navegação orientada por voz e capacidades de armazenamento de 16 ou 64 GB. O processador é um ARM Cortex A8 OMAP3630 de 1GHz com GPU PowerVR SGX530 e 1GB de RAM.

Configuração do N9:
- Processador de 1GHz, memória RAM de 1GB e "placa de vídeo”;
- Câmera de 8 megapixels;
- NFC: possibilidade de parear um fone de ouvido ou caixa de som apenas encostando o aparelho;
- Conectividade padrão: Wi-fi n, GPS, Bluetooth 2.1, microUSB, e 3G;
- Tela AMOLED de 3,9 polegadas, com vidro curvado, que promete melhorar usabilidade, e recursos para melhor visualização;
- Memória interna de 16GB ou 64GB com expansão por cartões microSD de até 32GB;
- Chip MicroSIM: Mesmo usado no iPhone;
- Bateria de 1450mAh;
- Saída pra TV por HDMI ou vídeo-componente;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition

Ressuscite seu Razer Abyssus