sistema para evitar impacto entre carros

A Toyota desenvolve uma tecnologia de segurança que toma o controle da direção para que o veículo possa desviar de um obstáculo, quando não é capaz de parar antes do impacto. A demonstração da funcionalidade do novo sistema aconteceu nesta quinta-feira (21), em uma apresentação feita na fábrica de Susono, no Japão.

Na nova tecnologia, a Toyota usa câmeras e um radar super sensível de "ondas milimétricas", ambos instalados na parte dianteira do veículo, para detectar possíveis riscos, tais como um pedestre atravessando a rua.

Crash test em fábrica da Toyota no Japão mostra o funcionamento do sistema (Foto: Koji Sasahara/AP)Crash test em fábrica da Toyota no Japão mostra o funcionamento do sistema (Foto: Koji Sasahara/AP)

O veículo calcula a frenagem e a direção que devem ser aplicadas para evitar um acidente, de acordo com o chefe de tecnologia de segurança da companhia, Moritaka Yoshida. "Devemos aprender com os acidentes e continuar a fazer melhorias nas características de segurança", disse o especialista durante a apresentação.

A montadora japonesa não disse quando o recurso irá ser oferecido em um modelo comercial, nem mesmo em quais mercados. Porém, executivos sugeriram que o equipamento está pronto para ser oferecido nos carros da companhia.

Preocupação é com o pedestre
Todas as montadoras do mundo investem na criação de sistemas especiais de segurança, em um esforço para atrair clientes. As novas tecnologias reduziram as mortes em acidentes automobilísticos no Japão, no entanto, as mortes de pedestres em acidentes de trânsito não diminuíram.

Por isso, a Toyota também mostrou um capô que se eleva ligeiramente durante um acidente, para reduzir o impacto de um pedestre atropelado por um carro, semelhante a recursos oferecidos por fabricantes europeus, como a Jaguar.

Outro sistema apresentado foi um controlador de feixe de raios do farol alto, que pode ser bloqueado para que os condutores possam ver claramente o que está à frente, enquanto os faróis parecem estar no nível baixo para o motorista em um carro vindo de outra direção.

A fabricante japonesa também mostrou um volante em desenvolvimento que mede os batimentos cardíacos do motorista para evitar acidentes que possam acontecer quando o condutor sofre um ataque cardíaco.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Ressuscite seu Razer Abyssus

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition