Enchente em Itajaí

Enchente em Itajaí - 2011Clique na imagem acima para ver mais fotos.

Infelizmente moradores de Itajaí e região sofreram mais uma vez com enchentes. Neste exato momento, felizmente o nível do rio já está baixando, e a água pela cidade também já estão diminuindo.

As chuvas castigaram e bastante SC nestas últimas semanas, mas ninguém por aqui imaginava que iriamos mais uma vez passar por momentos trágicos como este tão cedo. A Defesa Civil já poderia ter avisado o povo sobre o que estava por vir no dia 06 de setembro (terça-feira), mas para não alarmar demais, acabaram deixando para avisar no dia  sexta-feira 08 de setembro (quinta-feira), quando muita gente já estava sabendo das notícias de Blumenau, que infelizmente já estava embaixo d’água.

Lá pelas 16:00, o pessoal de Itajaí começou a ser liberado do serviço para irem até suas casas e tentarem salvar o que pudessem, ou ajudar os mais necessitados. A correria até os super mercados foi grande, filas e mais filas foram formadas e, como se não fosse o bastante muitos super mercados ainda fechavam as portas na cara dos clientes, até que para minha felicidade e a de muitos, a presença da polícia foi muito bem vinda para fazer com que as portas fossem abertas novamente.

A ganância de muita gente também foi presenciada em meio a este caos. Bombonas d’água estavam sendo vendidas por nada menos que R$ 50,00 reais, bujão de gás também na mesma faixa de preço, fora os roubos que ocorreram em alguns bairros, durante a ausência dos moradores em suas casas.

A curiosidade de muitos foi algo que também prejudicou bastante na hora de ajudar os que precisavam, pois passear de carro parando para conversar e bater fotos é uma tarefa que poderia ser deixada para ser feita sem o carro, ou até mesmo nem ter sido feita, uma vez que já havia a presença da mídia no local.

Para eu conseguir percorrer um caminho de aproximadamente 6,5 km, que faço na média de uns 10 minutos de carro, levei 30 minutos por causa dos curiosos que passeavam com seus carros lentamente para bater fotos. Felizmente consegui chegar ao local para levar apenas um bujão de gás, e ainda consegui retornar ao ponto de origem antes que as ruas do meu percurso fossem inundadas.

Embora o alagamento de 2008 tenha sido pior, este de 2011 não ficou nada atrás. Acho eu que este só não foi tão ruim ou mais que o de 2008 por causa do alargamento que foram feitos nas tubulações de toda cidade, principalmente do centro (dos bairros ainda não foram concluídas). Desta vez pelo menos a água não passou do super mercado Angeloni, já a de 2008 nem caminhão conseguia passar na rua.

Esta enchente também serviu para fazer a “alegria” de muita gente, principalmente da criançada que tem pais que não estão nem ai para a saúde dos filhos. Falta de informação não foi, pois a Defesa Civil embora tenha demorado um pouco para avisar sobre o que estava por vir, fez um excelente trabalho com uma boa logística para chegar até os locais com maior dificuldade de acesso e instruindo os moradores de regiões afetadas sobre os riscos que as águas das enchentes poderiam causar a saúde e outras mais informações.

A criançada não se importava com o perigo.

Crianças e até mesmo adultos se aventuravam nas ruas tomadas pelas águas, que mais lembrava a cidade de Veneza, apenas pela diversão. Uns chegaram até mesmo a pular de muros fazendo piruetas e mergulhando de cabeça na água, para exibirem.

Agora é hora de manter a calma até as ruas desocuparem as ruas, ajudar os prejudicados, reconstruir Itajaí novamente e voltarmos a nossa vida normal. Boa sorte para todos, e parabéns para as pessoas que ajudaram.

Comentários

  1. Voce mora aí em Itajaí?
    Como está o Bairro São Vicente na Rua Maria Alves Mafra?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Ressuscite seu Razer Abyssus

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition