Windows Phone 7.5 – Análise

Windows Phone

Depois de já ter falado um pouco sobre o melhor smartphone do mundo, o HTC Ultimate, chegou a hora de focar no elemento que tornou realidade toda essa nova experiência que parece mágica. Não fosse isso, o Ultimate seria agora apenas mais um do mesmo.

Obs: Devido a falta de tempo, não pude abordar o sistema por completo neste post. Mas graças ao Windows Phone, ainda assim foi possível escrever um pouco sobre o mesmo através do Microsoft Office do aparelho, compartilhado ao Skydrive (durante os pequenos intervalos ao longo da semana).

Breve resumo para quem não gosta, ou não tem tempo de ler.

A Microsoft caprichou mesmo neste Sistema Operacional, deixando tudo limpo, leve, objetivo e com um visual muito agradável e elegante, tanto para menos experientes quanto para os hardcore. Todo o sistema da Microsoft agora está muito parecido no visual (Hotmail, XBOX Live, Microsoft Office, etc.) o que ajuda no entendimento do sistema.

Quando você pensar em comprar um Windows Phone, não precisa mais ficar preocupado quanto ao hardware do aparelho celular, pois a Microsoft impôs algumas exigências para que o sistema possa fluir de forma rápida e igual para todos. Uma grande tacada, pois quem tem Windows Phone, tem qualidade.

O Windows Phone chegou com algumas inovações simples, porém de grande utilidade para muitos usuários e com atalhos que economizam tempo e stress, como por exemplo a função de bater foto mesmo com o celular bloqueado. Agora a chance de registrar aquele momento único é maior.

Poder visualizar e-mails, bater papo no messenger ou facebook, acessar a internet… enfim, tudo aquilo que era feito no computador para se economizar tempo e stress, agora podem ser feitas no próprio celular, pois o sistema é muito rápido e sem gargalos. Até na hora de pular de uma tarefa para outra, o Windows Phone da um show.

Como eu já havia dito antes, o Windows Phone é um excelente SO, mas como nada é totalmente perfeito, acabou pecando em alguns pequenos pontos (na minha opnião).

  • Bluetooth “bloqueado”. Agora meu fone Nokia BH 505 não serve para nada.
  • O marketplace poderia filtrar mais os aplicativos postados lá. A quantidade de porcarias que são encontradas ali é incrível.

Se você está procurando um smartphone novo, Windows Phone é a escolha certa!

XBOX Live

Sistema simples, mas cheio de detalhes!

Vamos iniciar o assunto então pelo início, ou seja, a tela de bloqueio (pensou que eu ia falar a tela inicial né?). O que era para ser uma simples tela de bloqueio, tornou-se uma elegante tela de bloqueio com uma imagem escolhida pelo usuário.

Quando se está escutando música, esta tela altera a sua imagem para cores vibrantes, de acordo com a batida da música. O artista, nome da música e os botões retroceder, play / pause e avançar surgem no topo, eliminando todo o caminho de desbloquear o aparelho e ir até o aplicativo de música (zune). Quando a música para, a imagem escolhida pelo usuário da as caras novamente.

Informações como mensagens, e-mails, horário, alarme ativo, data, e outras, também são exibidas nesta tela quando não se está fazendo nada e, com uma fonte generosa para agilizar a interpretação.

Passando pela tela de bloquieo, vem a tela inicial que é dividia por simples quadradinhos e alguns retangulos animados que separam de forma muito organizada os atalhos, podendo ainda serem organizados no local desejado, adicionados e retirados da tela. Esta tela é única, e pode ser rolada apenas para baixo e para cima, não sendo dividida em janelas. Não sei quantos atalhos podem ser colocados na tela, mas a quatidade é grande, mas prefiro deixar o meu com poucos atalhos para não deixar o visual poluído.

Quando você aperta o botão com a flecha indicando para a direita, ou arrasta a tela para a esquerda, a tela inicial se esconde e entra em cena um menu recheado de aplicativos nativos do sistema, e é ai que todos os programas que você instalar ficarão. Os programas são organizados de forma alfabética, podendo facilmente ser localizados, mesmo assim o usuário conta com um botão de buscas que, conforme o usuário vai digitando, o sistema vai separando os programas.

Hotmail

E-mails e mensagens

É incrível a rapidez com que se pode visualizar e responder os e-mails e mensagens. Até as imagens e atalhos recebidos nos e-mails podem ser vistos sem encomodo algum.

A configuração de e-mail é muito rápida e simples, bastando apenas digitar login e senha. É claro que também há opções mais avançadas para configurar outro tipo de e-mail.

No aplicativo das mensagens, há duas divisões que são Conversas e Online (onde aparecem seus contatos online para mensagens instantãneas). Na parte das conversas,  há divisões de conversas por pessoas, e quando se clica nas pessoas, tem ainda mais divisões de tipos de mensagens (Messenger, SMS e Facebook).

Eu sei oque você faz no verão presente.

A parte de contatos é um show a parte. Todos os seus contatos são sincronizados com Windows Live, Facebook, Twitter e outros serviços desejados. Todas as atualizações feitas pelos contatos nas redes sociais são mostradas nesta sessão. Além de ser um espaço totalmente social, o ambiente é muito bonito e fácil de mexer. Se você ainda não tem seu Windows Phone, mas pretende ter, comece já a organizar seus contatos no Windows Live, pois esta será sua agenda telefônica.

Bem na foto.

Assim como todo o sistema, o aplicativo de fotos também reúne todos os seus álbuns, tanto do celular, quanto da "nuvem". Álbuns do celular, Skydrive e Flickr por exemplo, são reunidos em uma só janela, porém todos separados corretamente por serviço.

Como tudo nesse sistema é fácil e rápido, até mesmo para visualizar uma foto logo após ter batido algumas é simples. Quando estiver com a câmera ligada, basta deslizar a tela para a direita, e todas as fotos do celular irão aparecer, como se estivesse simplesmente navegando em um álbum de fotos. Para retornar para a câmera, basta deslizar as imagens até chegar a câmera novamente, ou apertar o botão disparador de fotos.

Hora de pescoçar.

O Internet Explorer do sistema esta muito rápido, oque confesso que me surpreendeu bastante, pois se comparar ao IE do PC por exemplo, não daria pra dizer que é "irmão".

O campo motor de busca utilizado é o Bing (tendo até um botão padrão de fácil acesso para ele), e não pode ser alterado, mas o mesmo está presente em quase todo o sistema e se mostra muito evoluído e inteligente. Para quem está acostumado com o Google, pode ficar tranquilo, pois o Bing cumpre muito bem o papél de buscador e, funciona muito bem com o Windows Phone.

Onde estou?

O serviço de mapas é… rápido (a mesma palavra para o sistema inteiro). Quando é ligado o mapa, em questão de poucos segundos é informado a sua localização, e para que você receba ajuda de um lugar para outro, o GPS funciona perfeitamente indicando ponto a ponto sua trajetória.

Marketplace.

Embora AINDA não tenha tantos aplicativos quanto os concorrentes, o Marketplace já tem alguns apps famosos e de qualidade (muitas porcarias também). Se a sua desculpa para não comprar um Windows Phone é por não ter muitos apps, pensaria novamente, pois a Microsoft está investindo pesado no Brasil (o mesmo ocorreu com a Live brasileira).

Os aplicativos pagos já estão com o preço convertido para real (brasileiro), e por ser um sistema totalmente novo, o Brasil já está indo muito bem.

A loja Zune ainda não está em completo funcionamento, porém o aplicativo já está totalmente em português. O mesmo é utilizado para que seja feita todo o gerenciamento de músicas e vídeos do aparelho, sem ele, não é possivel transferir suas músicas. Mas isto não atrapalha em nada, pois o aplicativo Zune está muito bonito e rápido.

É bom mesmo?

O Windows Phone é tão bom, que nem parece que você está mexendo em um celular. Agora sim o celular virou um verdadeiro computador de bolso. O acesso a qualquer parte do sistema é fácil, com poucas “dedadas”, é possível chegar onde quiser rapidamente.

Minha recomendação é que você compre seu próximo aparelho celular com Windows Phone, se possível, da marca Nokia. Aconselho comprar desta marca pois virá com o aplicativo Nokia Drive, que melhora a experiência com o GPS. O mesmo pode ser utilizado até mesmo offline. Muito bom para quem viaja muito.

Fotos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition

Ressuscite seu Razer Abyssus