Ads Top

Acelere seu computador em alguns passos

computador-rapido
Diariamente nos deparamos com pessoas reclamando de seus computadores, não importa qual seja o defeito, a reclamação é a mesma: "Meu computador está muito lento".

O problema é que a maioria não percebe que o problema não está no computador, mas sim em quem está operando o computador, o famoso problema de BIOS (bicho ignorante operando sistema).

Se cada internauta usasse pelo menos um minuto do tempo gasto na internet para fazer algo produtivo em vez de ver putaria, fofocas dos "artistas", Big Bosta Brasil e outras porcarias do gênero, não haveria tantos computadores lentos por ai.

Nem sempre o problema também está no sistema em si. Com o passar do tempo, é sabido que o hardware também precisa acompanhar a evolução. Por exemplo, em 2001 uma pessoa que tinha um computador com 256 MB RAM estava satisfeita, afinal, os programas do tempo não exigiam mais que isso. Já hoje, computador que não tem pelo menos 1GB RAM é praticamente obsoleto, até mesmo os celulares e tablets já estão necessitando desse poder. Lembrando que isto foi apenas um exemplo, pois um PC não é feito apenas de memória RAM.

1. Remova Spyware e proteja seu computador contra vírus.

Spyware coletam informações pessoais sem permissão, e ninguém gosta de ter suas vidas expostas desta maneira. Da mesma forma que você já sabe que é melhor prevenir do que remediar.

A melhor proteção que eu recomendo para o pessoal, é o próprio anti-vírus da Microsoft, que consegue unir o útil ao agradável (grátis e eficaz). Microsoft Security Essentials.

Outra ferramenta que eu recomendo bastante, é o Malwarebytes Anti-Malware, que remove softwares mal intencionados e também tem uma base de dados atualizada diariamente.

2. Limpe o lixo do computador.

Remover o lixo do disco rígido também é algo que conta bastante. Além de fazer um grande favor a si mesmo de limpar o lixo do PC e tornar o ambiente mais agradável, o seu disco rígido também agradece.

CCleaner é uma das ferramentas mais recomendadas para a tarefa. O programa consegue limpar o seu PC de todo o lixo e ainda por cima limpar os registros antigos ou danificados, aumentando a agilidade do sistema.

3. Desfragmente o disco rígido.

Após passar o anti-vírus no PC e limpar o PC das tranqueiras, recomendo fazer uma desfragmentação no disco. A desfragmentação do disco consegue unir seus arquivos, fazendo com que a agulha do disco trabalhe menos, economizando o tempo de resposta.

4. Procure e repare erros

  • Feche todos os aplicativos abertos.
  • Em Meu computador, clique com o botão direito em cima do disco rígido desejado e clique em propriedades.
  • Em propriedades, clique em Ferramentas.
  • Na parte Verificação de Erros, clique em Verificar agora.
  • Selecione Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente, clique em Iniciar.
  • Caso encontre algum setor defeituoso, selecione Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los e então Iniciar.

Com estas pequenas dicas, é possível sim deixar seu computador um pouco mais rápido, isso é, se o problema não for falta de hardware.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.