Ads Top

Motorola Xoom 2 – Media Edition

Motorola Xoom 2 Media Edition

O Tablet da Motorola de 8,2 polegadas já esta disponível no mercado brasileiro desde dezembro do ano passado, porém só agora pude usufruir das maravilhas que este Tablet pode proporcionar. Como o titulo do post já diz, estamos aqui falando sobre o Motorola Xoom 2 Media Edition. 

Características principais

O Tablet possui processador OMAP 4430 – Dual Core, 1.2GHz, memória RAM de 1GB, espaço de armazenamento de 32 Gb, som surround (3 saídas de áudio), tela de 8,2 polegadas (1208x720) com tecnologia Gorila Glass e ainda de quebra possui uma proteção anti respingos, que acaba evitando alguns acidentes com líquidos. Além disso conta com 1 porta micro USB, 1 porta micro HDMI, 1 conexão P2P (para fone de ouvido), entrada para cartão micro SD, entrada para chip de operadora (apenas 3G), infra-vermelho e 3 botões físicos (liga/ desliga, volume).

Desempenho 

Vamos começar pela tela principal, o desktop. A transição de áreas de trabalho nele não é tão fluido quanto poderia (quando há muitos atalhos e widgets), mas isso não é nenhum fator que possa atrapalhar suas tarefas. No meu caso, só deixei os aplicativos e widgets que realmente uso com muita freqüência  e bem divididos entre as 5 telas disponíveis.  Esse pequeno probleminha é devido ao sistema Android. 

O  tablet da motorola se mostrou bastante eficiente na execução de diferentes tarefas, incluindo quando há várias em segundo plano. O reprodutor de mídia dele deixou um pouco a desejar, isso devido ao fato de não ter vários codecs já pré-instalados nele, por isso foi necessário instalar o aplicativo MX Player, que é ótimo para reproduzir diversos formatos de mídia e até com legenda .srt. Os vídeos com qualidade 720p executados por ele, não tiveram nenhum engasgo sequer, mesmo quando assistidos via HDMI e com legenda não, nada de travadas. 

A  navegação pelo browser nativo do sistema é tranquilamente aceito, pois as páginas são carregadas rapidamente, mas ao rolar as páginas, nota-se umas pequenas travadinhas, nada que também possa atrapalhar ou incomodar, só não é tão fluido, assim como as transições do desktop. Para solucionar este pequeno inconveniente, basta instalar o navegador Opera Mobile ou o Firefox, a experiência ao navegar melhora drasticamente. 

Media Edition 

Como o nome do bichano é Media Edition, é óbvio que esta parte não poderia faltar. Os aplicativos que compõe o aparelho são na maioria corporativos, mas os poucos que são realmente para interação multimídia dão um show a parte.  O Djit por exemplo, é um aplicativo que transforma seu tablet em um controle remoto universal, ele pode ser baixado diretamente do Google Play para qualquer aparelho Android, mas no Xoom 2 Media Edition ele já vem instalado. Muita gente reclama dele não funcionar em alguns aparelhos, mas funcionou em todos que eu tenho em casa. 

O reprodutor de músicas dele é muito bom, permite filtrar as músicas por álbum, artistas, músicas. O layout do mesmo também é bem limpo e de fácil utilização. Há também a opção do tipo "curtir", quando se está escutando uma música, este botão fica logo abaixo das opções de reprodução. Quando se aperta o botão "Gostei", automaticamente esta música vai para a lista de reprodução "Músicas que gosto", facilitando assim na hora de escutar suas músicas preferidas. 

A qualidade sonora... aqui está o ponto que mais me surpreendeu. O som do bichinho é tão bom que quando se está assistindo um filme por exemplo, não da a mínima vontade de colocar fones de ouvido. Até mesmo quando se está digitando um texto por exemplo, a vontade de ficar escutando músicas a todo momento é inevitável.  O som não é muito alto, mas é de grande qualidade. Em nenhum momento houve distorção do som.  Esta qualidade toda deve-se graças ao som Surround do Xoom 2 Media Edition com reforço de grave. 

As "caixinhas de som" e o "mini subwoofer" se adaptam a posição da tela. Quando está em posição paisagem, o som estéreo sai dos cantos inferiores direito e esquerdo, e o subwoofer da parte superior esquerda. Quando em posição vertical, o som estéreo sai dos cantos superiores direito e esquerdo, enquanto o subwoofer muda para o canto inferior esquerdo. 

Motorola Xoom 2 Media Edition

A tela 

O Tablet possui uma tela muito brilhante, bastante colorida, toque capacitivo, gorila glass e resolução de 1280x720. Toda essa tecnologia já é mais que o suficiente para o usuário se "deliciar" com o Tablet sem se preocupar tanto com riscos. Mas um pano macio deve sempre estar do lado, pois a tela não possui tecnologia oleofobica, assim como a grande maioria dos visores atuais. 

Câmera

A câmera é apenas um quebra galho nos tablets em geral, no ME não é diferente. Conta com uma câmera de 5MP e flash LED de boa qualidade, mas não se compara as câmeras de smartphones, quem dirá a de uma câmera digital.

A função de câmera responde muito bem aos comandos, com algumas opções de efeitos de foto. Na hora de filmar o tablet também não faz feio e cumpre o que promete, pois filma em HD e sem travadas (não se compara a qualidade de smartphones).

Design 

Este é outro ponto que me deixou impressionado. A qualidade do material utilizado para montar o Xoom Media Edition é de primeira. Feito de plástico, com detalhes emborrachados e suas "curvas quadradas", consegue ser discreto e ao mesmo tempo chama atenção. por conta do seu visual. As borrachas e a ausência de botões nas laterais e frontais acabam ajudando a dar firmeza ao segurá-lo. 

Uma das poucas reclamações constantes que vi sobre o Media Edition, está relacionada a localização dos botões, que ficam na parte traseira do aparelho.  Eu particularmente não tive problemas com estes botões, me adaptei muito fácil a eles.

Motorola Xoom 2 Media Edition

Bateria

Esta é a parte que me impressionou, mas de forma negativa, sendo o grande calcanhar de Aquiles. Levando em conta o tamanho da tela, menor que os concorrentes, imaginei que a bateria iria durar o mesmo, ou até mais que o normal, mas infelizmente não é isto o que ocorre com o Xoom 2 ME. Ouvi dizer que o Xoom 2 10” sofre do mesmo mal, mas não posso afirmar, pois nunca mexi nele.

Com a bateria do Xoom 2 ME, é possível assistir a dois filmes completos e navegar por alguns minutos na internet. Como o tablet é um Media Edition, acho que deveria ter uma bateria um pouco mais forte, de pelo menos umas 10 horas de autonomia.

Resumo geral

Para quem procura um bom tablet, com um bom preço, com boas tecnologias, de marca conhecida, para utilizar desde funções básicas até as mais avançadas sem a necessidade de uma tela de 10”, o Motorola Xoom 2: Media Edition é perfeito, pois reúne tudo isso em um pequeno dispositivo de grande qualidade e com um ótimo espaço de armazenamento de dados. Contanto com 32gb, mais espaço para cartão micro SD e porta HDMI e micro USB, o aparelho da Motorola da conta do recado e cumpre o que promete.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.