Criar dual boot para Windows 7 + Windows XP


Este post serve para pessoas com problemas de dual boot após instalar o Windows XP em uma máquina que já possuia o Windows 7 instalado.

 Minha história.

Esta semana tentei usar um software meio antigo, que infelizmente não possui compatibilidade com Windows 7 (ainda mais o 64 bits), como minha necessidade de usar este programa era muito grande, tive que instalar o Windows XP na mesma máquina que tenho o Windows 7 64 bits. Até ai tudo bem, o problema foi depois que instalei.

Como geralmente acontece, após instalar outro sistema operacional em outra particção, o dual boot é criado automáticamente, mas não é isso o que acontece quando se instala o Windows XP em uma máquina que já possui o Windows 7. O mesmo não acontece quando a máquina possui Windows XP e depois é instalado em outra partição o Windows 7.

Requerimentos.

Antes de tudo, façam um backup dos seus arquivos mais importantes. Caso não possua um dispositivo de armazenamento físico, utilize o Skydrive ou DropBox. 
  • Possuir uma partição para cada sistema operacional.
  • CD Windows XP e outro do Windows 7.

Instalando o Windows XP.

Depois que tivermos estes materias em mãos, basta inserir o disco do Windows XP e instalar normalmente na partição que foi criada para ele.

Após ter seu SO instalado, apenas o XP será iniciado, não mostrando nenhuma opção para escolher qual SO você deseja entrar.

Criando o DUAL BOOT.

Agora, insira o cd do Windows 7 e reinicie o PC arrancando a partir do CD. Escolha o idioma desejado, depois irá aparecer a opção para "instalar" mas não é isto que queremos. Nesta tela, selecione a opção no canto inferior esquerdo que diz "REPARAR COMPUTADOR". Depois disto irá surgir um quadro que mostra o nosso windows 7, eis que a tarefa começa a complicar, mas nada de pânico. Geralmente aparece uma mensagem informando que a versão do CD não é correta.
Escolha "Recuperar através de imagem criada anteriormente" e quando aparecer uma nova tela, cancelamos e irá surgir outra tela com várias opções. Selecione "Prompt" ou "Linha de comandos". Na tela de comandos, digite os seguintes comandos:
  • Bootrec.exe /fixMBR
  • Bootrec.exe /fixBoot
Feche a linha de comandos e reinicie o seu PC.
Após reiniciar o PC, irá arrancar a partir do Windows 7, e não mais do Windows XP.
Depois de já estar dentro do Windows 7 vá no menu inciar e escreva “cmd”. Agora em cima da aplicação com o botão direito escolha a opção "Executar como administrador".
Após a abertura da linha de comandos iremos inserir os seguintes comandos:
A letra d representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado. Altere para a letra da unidade em que o seu XP está instalado.
  • bcdedit /create {ntldr} /d “Windows XP”
  • bcdedit /set {ntldr} device partition=d:
  • bcdedit /set {ntldr} path \ntldr
  • bcdedit /displayorder {ntldr} /addlast
Agora basta reiniciar o seu computador e a lista com os dois sistemas irá aparecer. 

Erro ao iniciar com Windows XP.

Se ao arrancar com o XP aparecer um erro informando que não foi encontrado o ntldr, basta entrar no windows 7 e com o CD do Windows CP inserido, abrir a linha de comandos e digitar os seguintes comandos:
A letra “e” nos comandos representa a letra do drive onde se encontra inserido o cd do xp
A letra “d” representa a letra da unidade onde o Windows XP encontra-se instalado.
  • copy e:\i386\ntldr d:\
  • copy e:\i386\ntdetect.com d:\

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, que saudades da infância.

Ressuscite seu Razer Abyssus

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition